Município de Renascença, quinta, 18 de abril de 2024 02h : 29m - Paraná - BR
Informações Covid-19

Notícias

Autor: Comunicação - Thalia

Renascença recebe Selo Ouro em premiação promovida pelo SEBRAE que avalia o atendimento da Sala do Empreendedor

A Administração Municipal do Prefeito Idalir Zanella novamente se destacou. Desta vez, o que chamou a atenção foram os resultados da Sala do Empreendedor do Município, que recebeu recentemente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) o Selo Ouro, reconhecendo os excelentes resultados apresentados através da profissional Daisy Berlatto, responsável pela Pasta. Nossa reportagem conversou com o Prefeito Idalir e com Daisy, que falaram sobre a premiação.


PREMIAÇÃO RECEBIDA É FRUTO DE MUITO TRABALHO; IMPORTÂNCIA DA PRESENÇA DO SEBRAE E DE UM COMÉRCIO AQUECIDO
O Prefeito Idalir Zanella fez questão de enaltecer o trabalho realizado pela Responsável pela Sala do Empreendedor do Município, Daisy Berlatto, afirmando que premiações como a recebida recentemente são frutos de muito trabalho e empenho. Idalir agradeceu a presença do SEBRAE em Renascença e pontuou a importância de um comércio aquecido no Município:
“É importante a gente ressaltar o trabalho da Daisy, que foi fundamental para essa premiação. A gente sempre pontua que premiações como esta são frutos de muito trabalho, mas queremos agradecer também a presença do SEBRAE no nosso Município, que é também muito importante, um trabalho que vem sendo feito junto com as famílias e com o nosso comércio, que é de extrema importância para o nosso Município. Com um comércio fortalecido, todas as famílias também se fortalecem, e esse trabalho é importante e a gente vem fazendo junto com o SEBRAE a vários anos, concretizando agora nesta premiação”.


PARTICIPANDO PELA PRIMEIRA VEZ, MUNICÍPIO LEVA SELO OURO EM PREMIAÇÃO PROMOVIDA PELO SEBRAE QUE AVALIA ATENDIMENTO DAS SALAS DO EMPREENDEDOR NO PARANÁ
Daisy Berlatto, Responsável pela Sala do Empreendedor do Município, explanou sobre o prêmio recebido, revelando que o mesmo é promovido pelo SEBRAE e que tem por objetivo avaliar o atendimento das Salas do Empreendedor nos Municípios do Paraná. Daisy lembrou ainda que a Sala de Renascença é recente, e demonstrou felicidade com a premiação em sua primeira participação:
“Renascença esse ano participou pela primeira vez dessa premiação que é promovida pelo SEBRAE e que serve como forma de avaliar o atendimento das Salas do Empreendedor no Estado do Paraná. A Sala do Município de Renascença é uma Sala recente, com praticamente um ano e meio de funcionamento, então, esse foi o primeiro ano que eu participei e já consegui conquistar o Selo Ouro, o que me deixou muito feliz. Essa premiação avalia o atendimento da Sala, vários critérios que a gente teve que cumprir para conseguir essa premiação”.


APÓS INÍCIO DEVAGAR, PROCURA AGORA JÁ É MAIOR; SERVIÇOS OFERECIDOS DE GRAÇA E SEBRAE COMO FUNDAMENTAL
A participação do comércio, bem como a busca pela Sala, também foram assuntos abordados por Daisy, que afirmou que, no início, o movimento era mais devagar, porém, a procura agora já é maior. Ela também elencou os serviços ofertados pela Sala do Município, frisando que todos são oferecidos de forma gratuita. Daisy também enfatizou a importância do apoio do SEBRAE e considerou a parceria com o Município como fundamental:
“No começo foi mais devagar, até a gente começar a divulgar, as pessoas saberem da existência da Sala, mas a gente já teve no ano passado várias ações e eventos, e agora começamos a ter uma procura maior. Aqui na Sala a gente faz todo o atendimento, principalmente para MEIs (Micro Empreendedores Individuais), como formalização, declarações anuais, impressão das guias DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), baixa da empresa também quando precisa, enfim, toda essa orientação. A gente traz cursos, capacitações para tentar ajudar a desenvolver mesmo os empreendedores aqui do Município, portanto, a gente atende principalmente os MEIs, mas também todos os outros níveis de empresa. A Sala do Empreendedor é um Projeto do SEBRAE em parceria com os Municípios. O SEBRAE é a base do nosso trabalho, tanto na minha capacitação quanto as capacitações que são ofertadas, são todas através do SEBRAE, então, o apoio deles é fundamental, e todos os cursos, tudo que é ofertado na Sala não tem custo nenhum, são totalmente gratuitos os serviços, e todas as capacitações a gente dá certificado pelo SEBRAE, então, é uma parceria muito importante, muito forte, e a gente espera que cada vez mais as pessoas aproveitem o serviço que a Sala oferece através do SEBRAE”.


PESQUISAS PARA SABER DEMANDAS E TRAZER NOVOS CURSOS; LOCALIZAÇÃO E HORÁRIO DE ATENDIMENTO DA SALA DO EMPREENDEDOR
Por fim, a Responsável pela Sala do Empreendedor de Renascença afirmou que buscará trazer novos cursos em 2024. Daisy disse ainda que sempre faz pesquisas nas Redes Sociais para que a população relate quais cursos gostaria que a Sala oferecesse. Os cursos buscados terão objetivo de atender a essa demanda, e serão divulgados nas Redes Sociais do Município. Daisy encerrou a entrevista se colocando a disposição da população para eventuais dúvidas:
“Esse ano a gente vai procurar também trazer mais cursos. Sempre são feitas pesquisas, eu tenho formas de fazer pesquisas nas minhas Redes Sociais, tenho esse contato com o pessoal, e eu sempre estou tentando buscar o que eles precisam. Ano passado a gente teve gestão financeira, mídias sociais, então, esse ano a gente quer dar continuidade, trazer novos cursos e capacitações, mas sempre baseado na demanda, no que as pessoas procuram, no que eles precisam. Isso tudo é divulgado nas Redes Sociais da Sala, da Prefeitura, e também no grupo de WhatsApp que a gente tem da Sala do Empreendedor. A Sala do Empreendedor fica localizada aqui na Praça Central, em anexo a Biblioteca, com funcionamento de segunda a sexta, das 07h30min. às 11h30min., e das 13h00 às 17h00. Lembrando mais uma vez que todos os serviços ofertados são gratuitos, a Sala do Empreendedor é mantida pela Prefeitura e estou à disposição. Aproveitem para seguir a Sala nas Redes Sociais e podem me chamar em casos de dúvidas, estou à disposição”