Município de Renascença, domingo, 28 de abril de 2024 04h : 26m - Paraná - BR
Informações Covid-19

Notícias

Autor: Comunicação - Thalia

Secretária Municipal de Saúde orienta e faz pedido a população quanto aos atendimentos normais em horário de Urgência e Emergência.

A Administração Municipal do Prefeito Idalir João Zanella está sempre pensando no melhor para a população renascencense, principalmente no que diz respeito à Saúde Municipal.

Em entrevista à nossa reportagem, a Secretária Municipal de Saúde, Simone Lorenset Gutstein, traz orientações importantes sobre o funcionamento da Urgência e Emergência do Município, e pede para que a população procure a Unidade no horário de Urgência e Emergência apenas em casos realmente urgentes.

ORIENTAÇÃO E PEDIDO À POPULAÇÃO

Secretária Municipal de Saúde, Simone Lorenset Gutstein, em entrevista a nossa reportagem, pediu a compreensão dos munícipes quanto a procura por atendimentos normais durante o horário de Urgência e Emergência. Conforme a Secretária, a procura por consultas eletivas no horário de Urgência e Emergência tem atrapalhado na resolutividade:
“Referente a questão de Urgência e Emergência no Município, venho aqui orientar a nossa população sobre algumas questões. Hoje nós temos o atendimento de Urgência e Emergência das 11h30min. às 13h00, e das 07h30min. às 11h30min. o horário de atendimento normal da Unidade, assim como das 13h00 às 17h00, com horário normal de atendimento, e das 17h00 às 22h00 durante a semana nós também temos o horário de Urgência e Emergência, que é o horário do plantão. Muitas pessoas tem procurado a Unidade neste horário de plantão para consultas eletivas, o que tem atrapalhado na resolutividade, ou seja, pacientes as vezes que querem apenas renovar uma receita, precisam de atestado, esses pacientes devem procurar a Unidade no horário normal de atendimento, e não no horário de plantão”.

EQUIPE FICA REDUZIDA DURANTE HORÁRIOS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA; CONSULTAS E ATENDIMENTOS NORMAIS DEVEM SER BUSCADOS NO HORÁRIO NORMAL DE ATENDIMENTO
Ainda de acordo com Simone, durante o horário de Urgência e Emergência a equipe fica reduzida, com um médico, um técnico e um enfermeiro. Simone reiterou o pedido para que os munícipes procurem a Unidade nos horários adequados:
“Uma dor crônica que o munícipe está tratando, um hipertenso, diabético, as questões eletivas mesmo, devem procurar a unidade no horário de atendimento normal, até para o médico pedir um exame, se for necessário encaminhar para outro local, então, fica aqui a orientação, durante o horário de Urgência e Emergência, procurem a Unidade apenas em situações de emergência mesmo, ou seja, uma dor aguda, uma queda, uma crise renal, febre, ou seja, você pode procurar a Urgência e Emergência em situações agudas e de Urgência e Emergência, porque nesse horário a gente fica com a equipe reduzida, então, fica um médico, um técnico e um enfermeiro, e as vezes as pessoas vem para buscar uma receita, pedir um exame, e chega uma Urgência e Emergência e eu estou apenas com um profissional, então, orientando a população, procure a Unidade de Saúde nos horários que devem ser referenciados, ou seja, no horário eletivo, quando precisa de uma consulta normal, das 07h30min às 11h30min. e das 13h00 às 17h00. Nos horários de Urgência e Emergência estamos aqui para atender de forma qualificada, mas para essas situações agudas e realmente de Urgência e Emergência”.

HORÁRIOS DIFERENTES PARA NATAL E ANO NOVO; PROFISSIONAIS DE ALGUMAS ESPECIALIDADES ENTRARÃO EM FÉRIAS
A Secretária encerrou frisando que os atendimentos não param, porém, haverá horários diferenciados para o Natal e Ano Novo, e alguns especialistas tirarão férias por alguns dias:
“Nós não paramos. Os únicos dias que a gente para é no dia de Natal e no dia de Ano Novo, mas terá horário de plantão, das 08h00 às 20h00. No restante dos dias, o atendimento continua normal, as agendas continuam abertas, os médicos continuam atendendo, exceto alguns médicos que terão férias nesse período, então, no período de férias a gente estará divulgando. A pediatra terá alguns dias de férias, um dos médicos da Urgência e Emergência, o Dr. Cleber estará de férias num período de janeiro, mas outros estarão cobrindo. Fora isso, os atendimentos seguem normais. Nos sábados, domingos e no dia de Natal e Ano Novo, os plantões serão das 08h00 às 20h00”.