Município de Renascença, sábado, 27 de abril de 2024 04h : 10m - Paraná - BR

Você está em: Página inicial >HistóricoVoltar

Renascença se originou da fusão de 2 distritos, ambos criados pela lei nº 790 de 14/11/51: Distrito de Vargem Bonita que na época pertencia ao município de Pato Branco e o Distrito de Renascença que pertencia ao município de Clevelândia. Os 2 Distritos eram divididos apenas por uma estrada que ligava as cidades de Pato Branco e Francisco Beltrão, chamada AV. Clevelândia que hoje se chama Avenida Castelo Branco.

Origem do municipio

Segundo relatos do Sr João Padilha que foi o 1º secretário da prefeitura, um tal Martins que tinha terras na região do Jaracatiá em Francisco Beltrão, certa vez passando com a “safra” de porcos por aqui, parou para descansar e depois seguir para Clevelândia, quando observou que aqui estavam sendo construídas várias casas simultaneamente e então disse que este lugar estava Renascendo.

Mais tarde quando este mesmo Martins, foi vereador de Clevelândia, foi criado nessa região 2 distritos: um que pertencia Pato Branco e se chamava Vargem Bonita e o que pertencia a Clevelândia estava sem nome, daí o Sr. Martins lembrou-se das construções que aqui havia presenciado e deu a idéia de chamar o Distrito de Renascença, certamente também influenciado pela revolução artística e cultural da Renascença Italiana, uma vez que Martins estudado em Curitiba e era um homem muito culto.