Município de Renascença, quinta, 28 de março de 2024 21h : 55m - Paraná - BR

Renascença é um dos poucos municípios a receber certificação de políticas públicas

O prefeito de Lessir Canan Bortoli, a Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Saúde, receberam ontem (19), a Certificação de Políticas Públicas para idosos através da adesão à Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa do Ministério da Cidadania.

Foram poucos os municípios que receberam o certificado, dois do Oeste do Paraná, e 16 municípios do Sudoeste, e Renascença foi um deles.

A Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa é uma iniciativa constituída por um Certificado com metas, voltadas às ofertas de melhores condições de vida para a população idosa vulnerável, em particular, e, complementarmente, para a população idosa em geral.

Isso ocorreu devido às políticas públicas voltadas aos idosos de Renascença, onde foi implantado o Conselho Municipal dos Direito do Idoso, O Fundo Municipal e também a elaboração do Plano Municipal de atendimento a Pessoa idosa.

Além de serviços e projetos que estão sendo desenvolvidos na área de Assistência Social e na área de saúde.

Através dessa adesão serão implementadas ações gradativas de desenvolvimento humano e de promoção do envelhecimento ativo-saudável, visando o enfrentamento das vulnerabilidades inerentes à vida social.

A certificação contempla a avaliação diversos campos, como transporte, acessibilidade e inclusão social, por exemplo. Conforme os municípios forem implementando os pré-requisitos, aumenta-se o nível da certificação, que possui cinco diferentes etapas e é reconhecida internacionalmente por seguir critérios da OMS/Opas (Organização Mundial da Saúde e Organização Pan-americana da Saúde).

O objetivo do município ao decorrer dos anos é atingir o nível máximo de certificação da OMS, cumprindo com a implementação gradativa de todas as políticas públicas exigidas.