Município de Renascença, quarta, 24 de abril de 2024 04h : 57m - Paraná - BR

Professores de Renascença realizam Seminário Final para o PNAIC 2019

No dia 29 de agosto de 2019, quinta-feira, os profissionais de Educação do Município de Renascença estiveram reunidos no Centro de Eventos Geraldo Giacomini, participando do Seminário de encerramento da última fase do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Coordenaram as atividades, a Coordenadora Local do PNAIC e também Formadora Local do Ensino Fundamental Rosana Peter e a Formadora Local da Educação Infantil e também diretora do CMEI Girassol Silvia Letícia Capelin.

O evento também contou com a participação da diretora da Escola Municipal Professora Ida Kummer, Elizabet Pacce,  da Secretária Municipal de Educação Cultura e Esporte Lívia Maria Buzzacaro Gutstein  e outras autoridades.

O seminário de Encerramento do PNAIC culminou com a socialização dos trabalhos realizados no CMEI e na Escola Municipal. Desde o mês de abril de 2018, o PNAIC reuniu docentes do Ciclo de Alfabetização, da Educação Infantil: Pré-Escola, bem como coordenadores pedagógicos, com o objetivo de promover espaços reflexivos de formação continuada aos professores da rede municipal, tendo como prioridade oportunizar aos participantes a ressignificação da ação docente, compartilhando estratégias teórico-metodológicas para a constante qualificação dos processos de ensino e aprendizagem.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa responde à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE) e do Plano Municipal de Educação (PME), é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para assegurar a plena alfabetização de todas as crianças, no máximo até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

A parceria entre as esferas se manteve até o final de 2017. No ano de 2018 os Municípios do Paraná foram convidados a participar da formação apenas com a parceria da Universidade Federal do Paraná e os Municípios, com todas as despesas custeadas pelos Municípios participantes.

Neste cenário incluiu-se também a Educação Infantil que passou a ter formações para os professores da Pré Escola, haja vista que Educação Infantil está passando por um momento importante, de renovação e reflexão sobre seu papel na formação dos pequenos. E esta prevê e encaminha um novo tempo, onde os alunos da Educação Infantil são vistos como ativos protagonistas em seu processo de formação e aprendizagem.

Nesta data encerrou-se um ciclo de formações que perdurou por 7 anos e trouxe oportunidades de crescimento aos profissionais da rede Municipal de Ensino.  E que sem dúvida oportunizou novos saberes, aprendizagens, trocas de experiências e muitas mudanças na prática pedagógica realizada em sala de aula.

“Ao finalizar mais esse processo formativo do PNAIC, fica evidente a importância dos processos formativos para a qualificação do trabalho pedagógico. Promover efetivamente espaços que contribuam para as reflexões e proposições, através do encontro e da partilha de saberes, produzir novas possibilidades de organização do trabalho pedagógico. Encerramos as atividades do PNAIC neste Seminário da melhor forma possível, valorizando as práticas pedagógicas, que foram expressas através da qualidade dos relatos e das reflexões propostas nesta manhã, reafirmando, assim, a potencialidade da articulação teórico-metodológica no cotidiano do fazer docente”. Coordenadora Municipal Rosana