Município de Renascença, sábado, 20 de abril de 2024 08h : 44m - Paraná - BR

Escolas municipais encerraram o ano letivo de 2020

No dia 18 de dezembro as escolas da rede municipal de ensino encerraram o ano letivo de 2020. Um ano letivo histórico de aulas presenciais suspensas na maioria dos dias letivos propostos no calendário escolar, mas com uma nova proposta pedagógica que o momento exigiu, as atividades pedagógicas não presenciais.
Para tanto, as escolas, equipes diretivas pedagógicas e todo o corpo docente organizaram-se com as gravações das videoaulas, os grupos de WhatsApp e as orientações impressas para os alunos que não tinham acesso a internet, num esforço conjunto e desafiador da família e escola nesse período em que as salas de aulas ficaram vazias e o distanciamento social foi necessário ao combate da emergência pública causada pela pandemia do COVID-19.
A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, agradece o empenho de toda a comunidade escolar no cumprimento dos direitos básicos da aprendizagem, apresentando de forma resumida os números de todo esse trabalho pedagógico escolar de atividades não presenciais.
Foram aproximadamente 1.838 videoaulas gravadas na rede municipal de ensino pelos professores da Escola Municipal Professora Ida Kummer e CMEI Girassol, com 168.212 fotos e vídeos recebidos como devolutivas das atividades nesse período. O livro didático integrado do Sistema Aprende Brasil, da Editora Positivo, usado nas aulas presenciais, além da plataforma digital Positivo On, nortearam o planejamento e elaboração das atividades e gravação das videoaulas.
As equipes diretivas pedagógicas das escolas, setor de informática e a secretaria trabalharam de forma presencial fazendo toda a gestão da entrega e recebimento das atividades e materiais pedagógicos, enquanto os professores trabalharam em regime home-office, organizando e planejando as aulas e atividades, elaborando relatórios do cumprimento das devolutivas e tirando dúvidas, sendo realizada uma escala para a gravação das videoaulas semanalmente.
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte informa que o início do calendário escolar para o ano letivo de 2021 está previsto para o dia 08 de fevereiro, entretanto, ainda é preciso as aguardar orientações do Conselho Estadual de Educação e da Secretaria de Estado da Educação – SEED, por intermédio do Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão de como deverá ser o retorno as aulas, se seguirão de forma não presencial, em formato híbrido ou presencial.