Autor: Karen Southier
📖✨ Tecendo a Cidadania: um projeto que fortalece e empodera mulheres! ✨💙
Entre 2022 e 2024, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) desenvolveu o projeto de extensão “Tecendo a Cidadania: Geração de Renda e Combate à Exclusão Social”, sob a coordenação da professora Sonia Maria dos Santos Marques. O projeto promoveu encontros e oficinas com um grupo de mulheres em Renascença, criando um espaço de aprendizado, troca e fortalecimento.
👩🎨💬 O que foi trabalhado?
🔹 Direitos sociais e Lei Maria da Penha
🔹 Artesanato e precificação
🔹 Narrativas, afetividade e fortalecimento da autoestima
Ao todo, 90 mulheres de quatro municípios (Francisco Beltrão, Marmeleiro, Enéas Marques e Renascença) participaram das atividades. Como resultado, 10 dessas mulheres tiveram suas histórias registradas em um livro, reunindo suas trajetórias, desafios e conquistas.
Hoje, celebramos essa entrega tão especial, reconhecendo a força e a importância de espaços onde as mulheres possam contar suas histórias e construir um futuro mais justo e igualitário.
📚💜 Quando as mulheres se fortalecem, toda a sociedade cresce!

