Município de Renascença, sexta, 19 de abril de 2024 04h : 13m - Paraná - BR
Informações Covid-19

Notícias

Autor: Comunicação - Thalia

Vigilância Sanitária faz mutirão de limpeza para combater proliferação da dengue

Na última semana de janeiro a Vigilância Sanitária de Renascença fez um mutirão de limpeza no Rio Calcanhar, rio que corta o município.

O objetivo é a eliminação do lixo que possa acumular água e servir de criadouro para o Aedes Aegypti (mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya).

Logo nos primeiros metros já foram encontradas bicicletas, fraldas, garrafas quebradas, restos de alimentos industrializados, plásticos e dezenas de carteiras de cigarro.

Durante a limpeza, a equipe também orientou os moradores para que joguem o lixo no local apropriado e que façam uma denúncia anônima, se observarem alguém jogando lixo no córrego. Jogar lixo na natureza é crime previsto em lei e passivo de multa.

A Secretária municipal de Saúde reforçou que o combate a essas doenças é um dever de todos e que a população deve colaborar, já que o lixo encontrado no rio é proveniente da falta de conscientização de algumas pessoas.

Além do combate à dengue, a equipe limpou as margens do leito, liberando o caminho das águas, minimizando riscos de inundação.

Nos próximos dias, a Secretaria de Saúde deverá reforças as atividades de combate ao mosquito, devido aos casos de proliferação do mosquito em cidades vizinhas.

Ano passado, Renascença se destacou, não tendo nenhum caso de Dengue registrado.