Município de Renascença, sexta, 19 de abril de 2024 22h : 47m - Paraná - BR
Informações Covid-19

Notícias

Autor: Comunicação - Thalia

Veterinários da secretaria de agricultura trabalham na vacinação contra a brucelose animal

Este mês os veterinários da secretaria de agricultura do município concluem mais uma etapa de vacinação contra brucelose em fêmeas bovinas de 3 a 8 meses com aptidão leiteira. A vacinação obrigatória é feita de forma gratuita para os agricultores que estiverem com as notas de produção de leite em dia e se inscreveram na secretaria de agricultura.

Os meses de inscrição na secretaria são: fevereiro, junho e outubro, a execução das vacinas acontecem nos meses de março, julho e novembro.

A brucelose é uma zoonose, ou seja, pode passar dos animais para os seres humanos. A doença pode ser transmitida de diversas formas, desde o contato com escoriações ou feridas na pele com tecidos animais, sangue, urina e até mesmo pelo consumo de leite cru de um animal contaminado, causando patologias severas na pessoa que tiver o vírus.

Os animais que não forem vacinados podem ocasionar em autuações e o bloqueio da emissão do GTA(Guia de Trânsito Animal), pelo órgão de defesa animal, como a ADAPAR. A vacinação desempenha um papel importante na imunização dos animais visto que animais positivos para brucelose são encaminhados para abate sanitário.