Município de Renascença, terça, 16 de abril de 2024 14h : 33m - Paraná - BR

Seminário Municipal de Produção de Leite

Na última sexta-feira aconteceu na câmara de vereadores de Renascença, uma palestra promovida pela Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio ambiente, em parceria com a EMATER.

Com a casa lotada, o Seminário municipal de Produção de leite tratou da divulgação e orientação aos produtores no que diz respeito às normativas 76 e 77 de produção de leite. Ambas as normativas aumentam as exigências nas propriedades, as Instruções Normativas (IN) são do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAP).

A IN 77 abarca desde a organização da propriedade rural, focando, por exemplo, as instalações e os equipamentos, e a formação e capacitação dos que conduzem o dia a dia na lida, como o controle de doenças como tuberculose e bruceloses.

Já a IN 76 trata das características e da qualidade do produto na indústria. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, as normas mantêm o padrão de contagem bacteriana para o leite cru refrigerado na propriedade rural de 300 mil unidades por ml, vigente desde julho de 2014.

Durante a manhã toda, foram passadas as instruções para todos os produtores juntamente com folders e banners com material de apoio.

A Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente, se põe à disposição para dúvidas pelo telefone (46) 3550-8300 ou diretamente na Secretaria.