Município de Renascença, sexta, 29 de março de 2024 12h : 01m - Paraná - BR

Governo do Paraná e o ITCG realizam a entrega de 46 mapas e memoriais para famílias de Renascença

Quinta-feira (29) às 14h aconteceu a solenidade para a entrega dos mapas e memoriais descritivos do município de Renascença. Esteve presente o Prefeito Lessir Canan Bortoli, o representante do Governador Carlos Roberto Massa Júnior, Marcos Aurélio Souza Pereira, o diretor-presidente do Instituto de Terras, cartografia e Geologia do Paraná (ITCG), Mozarte de Quadros Junior, o Vereador Cassiano Fabris e o secretário de Agricultura Ricardo Soligo Biscaro.

A ação faz parte do Programa de Regularização Fundiária PróRural-Renda e Cidadania no Campo, coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, com a Regularização a cargo do ITCG. O Programa conta com recursos do Banco Mundial (Bird) e o intuito é beneficiar agricultores familiares de baixa renda.

Com a entrega dos mapas, 46 famílias que estavam em acampamentos, poderão dar entrada no processo de titulação das terras, saindo da irregularidade. Este é apenas o início, a partir da entrega dos mapas, as famílias deverão reunir os documentos para dar entrada no processo de Usucapião de imóveis por meio da defensoria pública.

De acordo com o diretor-presidente do ITCG, Mozarte de Quadros Junior, a falta desta documentação acarreta em instabilidade e insegurança aos agricultores, principalmente no que diz respeito ao crédito rural.